top of page

O BAÚ DAS MEMÓRIAS INFANTIS.


É comum ouvirmos que adultos não recordam de situações vividas antes dos quatro anos de idade, este fenômeno é denominado como amnesia infantil. Mas, onde fica guardado tudo que vivemos e sentimos neste período tão importante do desenvolvimento? É possível resgatar estas lembrança?

A amnésia infantil foi descrita por Freud (1839-1956) em que se referia ao esquecimento dos primeiros anos de vida. Em sua obra “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (1905) explica que a amnesia infantil tem por base a sexualidade infantil, e ocorre pelo recalcamento desta. A ausência de recordações consciente deve-se, no entanto, ao processo de recalcamento e não ao vazio do passado. Pesquisadores em memória (Bauer e Larkina, 2015) vem trabalhando para esclarecer o desenvolvimento inicial deste mecanismo, e já identificam que bebês possuem capacidade de criar memórias e relembrá-las. A maior parte das vezes, as “memórias” que chegam até à idade adulta são inconscientes e ligam-se às sensações de prazer e desprazer vividas. No decorrer de um processo de psicoterapia é possível aproximar-se de emoções e memórias primitivas. Que estavam, de certa forma, protegidos pela consciência.Com isso, o registro dos acontecimentos iniciais vão, também, depender daqueles que exercem os cuidados ao bebê. Ou seja, as pessoas, em grande parte os pais, que estão presentes e atentos aos sinais do bebê vão dando, e atribuindo significados. Cabe a eles serem o baú destas recordações, não só de guardá-las na memória, mas também de oferecerem doces lembranças. É através das primeiras relações que temos a ilusão, necessária, de registros “perfeitos”, de necessidades atendidas, de colinhos, de conforto e segurança que servirão como base para construção da vida do indivíduo.

Referências:

Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). PortoAlto: Temas e Debates

Patricia J. Bauer and Marina Larkina (2015). The onset of childhood amnesia in childhood: Aprospective investigation of the course and determinants of forgetting of early-life events.


Posts Recentes
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page