top of page

O  Instituto 

​

O Instituto Pais e Bebês, é uma instituição especializada em prestação de serviços na área da psicologia perinatal. O IPB, idealizado pela Psicóloga Maria Helena Moraes, "nasceu" a partir do desejo em comum de profissionais que tem se dedicado ao estudo e ao trabalho na área de psicologia da gravidez, parto e pós parto. Seguindo os pressupostos epistemológicos desenvolvidos pela psicanálise, teoria sistêmica e psicologia do desenvolvimento evidencia-se a família como lugar primordial no crescimento emocional da criança. Os desafios em relação a parentalidade apontam para a urgência na construção de estratégias e políticas de acolhimento e suporte psicológico às famílias na etapa da gravidez, puerpério e primeiros anos de vida do bebê.

​

Na medida em que cuidamos desta etapa da vida estaremos desenvolvendo prevenção em saúde mental, uma vez que numerosos estudos comprovam os efeitos da privação das necessidades básicas (afetivas, sociais e materias) do bebê e da família. A construção ou a dissolução dos vínculos que acontecerão ao longo da vida dependerá consideravelmente desta vivência inicial. O núcleo familiar é responsável cultural, social e psicologicamente pela estruturação psíquica do sujeito. É especialmente da complexa interação mãe/pai e bebê (e/ou cuidadores) nos primeiros anos da vida que depende o quão saudável ou patológico pode vir a ser o seu desenvolvimento. Nesse sentindo, a qualidade desta relação íntima e contínua, a privação dos cuidados maternos por razões diversas, bem como a forma como são vividos esses complexos processos psíquicos, podem implicar em dificuldades na construção de vínculos futuros, incluindo a possibilidade de desenvolvimento de psicopatologias.

​

Em consonância  com a perspectiva da integralidade na saúde materno-infantil, o IPB se propõe a realizar assistência psicológica de gestantes, casais grávidos, parturientes e puérperas preventivamente, mas principalmente quando a patologia já se instaurou, priorizando a dimensão subjetiva na construção da parentalidade. A proposta é dar acolhimento e voz, através da escuta clínica, ao sofrimento psíquico instaurado nas mães, pais e bebês neste momento tão especial do ciclo da vida humana, proporcionando atendimento psicológico especializado e diferenciado. O Instituto Pais Bebês oferece como campo de estudo - cursos de qualificação profissional em psicologia perinatal e como campo de atuação – clínica psicoterapêutica social e privada, bem como programas de prevenção e promoção à saúde mental.

 

Missão:

​

O Instituto pais e bebês têm por finalidade a prevenção e o tratamento de sofrimentos psíquicos oriundos do período gravídico-puerperal através do acompanhamento psicológico á gestantes, casais grávidos e famílias com dificuldades relativas á parentalidade.

 

Valores:

​

- Responsabilidade

- Comprometimento

- Ética

​

​

Equipe:

​

Maria Helena Cruz de Moraes – CRP 12/00052. Formada em Psicologia em 1979 na UFRGS, desde lá construiu sua identidade profissional visando à compreensão teórica e à prática da psicoterapia com crianças e adultos. Como psicoterapeuta dirigiu sua atenção aos vínculos fundantes da personalidade e à prevenção em saúde mental. A fundadora tem cursos de formação em psicoterapia individual, de grupos e de famílias embasadas na teoria da psicanálise, participando também de congressos e encontros científicos relacionados aos referidos temas, conforme pode ser constato em seu Curriculum Lattes. Institucionalmente, participou do CRP-12ª região como secretária e coordenadora da Comissão de Direitos Humanos; fundou e dirigiu entidades associativas que promovem o ensino e a aprendizagem da Psicoterapia (Centro de Estudos em Psicoterapia- CEP e Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina- CEPSC).  Nessas últimas foi membro de diretorias, coordenadora de ensino, professora e supervisora. Coordenou por seis anos o Grupo de Estudos Multidisciplinar em Psicoprofilaxia Obstétrica. A psicóloga participou também como mentora e organizadora de doze eventos científicos. Além da prática clínica e institucional, a docência faz parte desta caminhada, principalmente nos temas referentes à psicoterapia e à psicologia perinatal. Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Família e Comunidade (UFSC). Psicóloga do Instituto Pais e Bebês (2017).

​

Aline Nunes Engelke - CRP 12/15077. Presidente do IPB. Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Especialização em psicoterapia psicanalítica pelo ESIPP (Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalitica), em formação. Possui experiência em gestão de pessoas, equipes da área da saúde, atendimento em UTI neonatal, atendimento psicoterapeutico a pais, crianças, e adultos. Atualmente desempenha suas atividades na Clínica Saúde e Vida. Psicóloga do Instituto Pais e Bebês (2017)

​

Ana Laura Tridapalli - CRP 12/10811. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutoranda em Psicologia (UFSC), integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia, Cultura e Saúde Mental, Linha de Pesquisa Violência e Trauma (UFSC). Foi professora tutora do Curso de Especialização em Saúde da Família (2013) UNA/SUS/UFSC. Atuou como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (2011-2015). Cursos: Psicoterapia de Orientação Analítica (2014). Atualização em Psicopatologia (2015). Formação em Psicologia Perinatal (2016-2017). Psicóloga Instituto Pais e Bebês (2017).

​

Doris Waldow – CRP 12/06965. Possui formação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Especialização em crianças e adolescentes em situação de risco pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Especialização em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico (2009) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Famílias no contexto de UTIN; Famílias em situação de risco; Clínica individual e Familiar; Grupos Terapêuticos. Psicóloga do Instituto Pais e Bebês (2017). 

​

Gláucia Machado Moreira Domingues - CRP 12/07354. Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Itajaí (2007), Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva (ICTC, 2010), Formação em Educação Emotiva e Terapia Cognitiva com crianças e adolescentes pelo Centro Argentino de Terapia Cognitiva y Terapia Racional Emotiva Conductual (CATREC, 2012) e Formação em Psicologia Perinatal pelo Instituto Pais e Bebês (06/2016-12/2017). Tem experiência como Psicóloga da APAE (2008-2012). Atua em consultório particular em Florianópolis desde 2008 atendendo adolescentes, crianças e famílias e como Psicóloga do Instituto Pais e Bebês (2017).

​

Jaqueline Dornelles Klokner - CRP 12/01315. Formada em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí. A profissional possui  especialização em Psicoterapia Infantil pela Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Especialização em Sócia Terapeuta Thiers pelo Cesir Núcleo Ramain Thiers. Especialização em Psicoterapia Psicanalítica pelo Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina. Especialização e supervisão em Observação da Relação Mãe Bebê - Método Esther Bick pelo CEPSC. Participou de grupos de estudos sobre a gravidez, bem como de comissões de congressos, encontros científicos e simpósios de Psiquiatria e Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. Jaqueline faz parte da Comissão de Ensino do Curso de Psicoterapia Psicanalítica de Criança e Adolescentes e, atualmente, é Coordenadora do mesmo curso do Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina. Realiza atendimento clínico individual de crianças, adolescentes, tentantes,  gestantes e ou casais grávidos e adultos desde 1995. Supervisora clínica e também atua como psicóloga do Instituto Pais e Bebês.

​

Joanna Carolina Ramalho e Oliveira Martins – CRP 12/02958. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Especialização em Psicoterapia Psicanalítica pelo Centro de Estudos em Psicoterapia (CEP) – Florianópolis/SC (1999-2001). Trabalhou como Psicóloga de Crianças, Adolescentes e Adultos na Clinipar (2006) e Psicóloga de Adolescentes e Adultos na Ortoclini (2006-2007), ambas em Florianópolis. Realizou: Grupos de Estudo em Psicanálise: A relação pais-bebês (2006-2008) e Psicopatologia (2009-2010). Curso de Atualização em Psicopatologia, no Familiare Instituto Sistêmico (2014-2015). Curso de Introdução ao Pensamento Psicanalítico do CEPSC (2015), Cursos de Formação em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes (2016-2018) e Formação em Psicoterapia Psicanalítica (2017-2018), realizados no Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC), com conclusão em dezembro de 2018. Grupo de Winnicott (2018). Sócia do Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina (CEPSC). Participante de Jornadas e Congressos científicos da área da Psiquiatria, Psicologia e Psicanálise. Atua como Psicóloga Clínica em Consultório Particular desde 2000 e como Psicóloga do Instituto Pais e Bebês (desde 2017). Atende adolescentes, adultos, gestantes e pais no ciclo gravídico-puerperal.

​

Juline Silveira da Silva - CRP 12/04345. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto sistêmico Familiare (psicoterapia relacional Sistêmica). Grupos de estudos em psicanálise e psicoterapia de base analítica há mais de 6 anos. Psicoterapeuta de indivíduos, casais e família há mais de dez anos. Apresentadora do Programa "Ser e Conviver" na rádio cultura com temas voltados para a psicologia da saúde e psicologia comunitária (8 anos). Trabalha com grupos terapêuticos e formação humano-afetiva em instituições.  Psicóloga clínica do Instituto Pais e Bebês (2017).

​

Liliane Falanga - CRP 12/01586. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), onde realizou estágio clínico em Psicologia Hospitalar no Hospital Universitário da UFSC. Especialista em Psicologia Clínica, através do CRP. Associada do Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina, desde 1997. Formação em Psicoterapia Psicanalítica do CEPSC em Florianópolis (2000/03). Especialização em Observação da Relação Mãe-Bebê pelo Método Esther Bick (2002/04). Faz parte da Comissão de Ensino do Curso de Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes do CEPSC, desde sua fundação (2011/18). Faz parte da Comissão de Ensino do Curso de Introdução ao Pensamento Psicanalítico do CEPSC (2011/18). Sócia do Instituto Pais e Bebês (IPB), desde sua fundação (2014/18).Participou como docente auxiliar dos Cursos de Psicologia Perinatal I e II do IPB. Atendimento clínico, desde 1997. Atua na PMF e oferece supervisão.

 

Lydiane Soares - CRP 12/07281. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Especialista em Gestalt-Terapia pelo Instituto Muller-Granzotto (2009), Formada em Clínica Gestáltica Infanto-Juvenil (2010) e Formada em Clínica Gestáltica da Psicose (2011) pelo Instituto Muller-Granzotto. Intensivo Básico (2011) e Avançado (2012) em Clínica Gestáltica com Crianças, Intensivo em Clínica com Adolescentes (2013) e Intensivo Anti-Manual da Gestalt-Terapia (2016) pelo Dialógico Núcleo de Gestalt-Terapia, RJ. Curso Criação com Apego e Psicologia da Gravidez (2014) com Alexandre Coimbra do Amaral. Doula de Parto (2012), Educadora Perinatal (2012) e Doula Pós-Parto (2013) pelo Grupo de Apoio à Maternidade Ativa. Curso de Parteria com Naoli Vinaver (2013). Cursando a Formação em Psicologia Perinatal pelo Instituto Pais e Bebês (06/2016 - 12/2017). Atendimento clínico de adultos, famílias, crianças e adolescentes desde 2007. Acompanhamento de mulheres e casais no ciclo gravídico-puerperal desde 2012. Psicóloga do Instituto Pais e Bebê (2017).

​

Maria Gabriela Pinho Peixe - CRP 12/06513. Psicóloga graduada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em 2006. Especialista Clínica em Terapia Relacional Sistêmica, pelo Familiare Instituto Sistêmico em 2010 (Lato Sensu). Especialista em Psicologia Perinatal, pelo Instituto Pais e Bebês. Possui Capacitação em Reprodução Assistida – Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida em 2016, Capacitação em Psicologia Hospitalar − Intersaúde: Curso em Psicologia da Saúde em 2006. É Psicóloga na Clínica Fecondare – Centro de Medicina Reprodutiva, Psicoterapeuta individual e de casal – atuação em clínica privada. Possui experiência em acompanhamento psicológico de pacientes inférteis em tratamento de reprodução assistida. 

​

Mariana Effting de Sousa Schmitz - CRP 12/12595. Psicóloga graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Municipal de Palhoça. Especialista em Psicologia Perinatal, pelo Instituto Pais e Bebês. Mestra em Psicologia, com ênfase em Saúde e Desenvolvimento Psicológico, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou o curso de Atualização em Psicopatologia (2015), pelo Familiare Instituto Sistêmico. Tem experiência em atendimento com famílias, adultos e crianças. Psicóloga do Instituto Pais e Bebês (2017).

​

Silvia de Arruda Cunha - CRP-12/08927. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP) em 1981 (CREFITO-10/828-TO) e em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina em 2009 (UNISUL). Especialização em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico. Psicóloga do Instituto Pais e Bebês (2017).

​

bottom of page